Pular para o conteúdo
Início » 3 Mistérios inexplicáveis até hoje

3 Mistérios inexplicáveis até hoje

Com a quantidade de tempo que a humanidade vive, seria estranho não ter mistérios inexplicáveis pelo mundo. E que apesar de grandes esforços dos cientistas, pesquisadores, arqueólogos e envolvidos, para desvendar tais descobertas, alguns casos ainda são um grande mistério da história.

1 – Um dos mistérios Romano – Dodecaedro

Dodecaedro romano - Objetos misteriosos
Dodecaedro romano (Imagem: Norton Disney History and Archaeology Group)

O dodecaedro romano, é um objeto oco, que contém 12 lados e todos com uma abertura em formato circular de diferentes tamanho. Tendo entre 4 e 12 centímetros de diâmetro na sua totalidade. Podendo ser de pedra, bronze, cobre ou chumbo.

Os mais de 100 objetos encontrados datam dos séculos III ou II a.C.  E foram encontrados em vários lugares da Europa, como França, Inglaterra e Suécia.

Mesmo o mundo científico tendo diversos materiais históricos sobre o Império Romano, até o momento, não há nenhum tipo de registro histórico retratando esse objeto. Nem escrito e nem por desenhos. O que deixa tudo muito mais curioso.

Dessa forma, há diferentes opiniões do que poderia ser o esse objeto misterioso, uns dizem, por exemplo, que seria um brinquedo da época, um tipo de relógio, um simples castiçal ou até mesmo um símbolo religioso.

No inicio de 2024 foi encontrado um novo Dodecaedro, e o pesquisador do Norton Disney History and Archaeology Group, Richard Parker apontou para a complexidade do objeto:

“Foi necessário muito tempo, energia e habilidade para criar o nosso dodecaedro, por isso não foi usado para fins mundanos. Eles (os dodecaedros já encontrados até hoje) não mostram sinais de desgaste, portanto não são uma ferramenta”

, conforme repercutiu a Smithsonian Magazine. 

Desta forma o objeto continua sendo um dos mistérios inexplicáveis do nosso planeta.

—————-—————————-

Veja também:

———————-———————-

2 – Mistério vindo das galáxias? O Sinal “Wow”

Sinal Wow - Mistérios inexplicáveis
Sinal “Wow” (Crédito: Observatório de rádio Big Ear e Observatório Astrofísico Norte-americano. Imagem: NAAPO)

Uma curiosidade e mistérios terrestre é sobre a existência de vida em outro lugar do universo e essa busca é algo que vem de muito tempo.

E com criação do radiotelescópio na década de 1960, surgiu uma grande chance de ouvir alguma outra civilização nesse universo a fora. Diversas grandes antenas espalhadas pelo mundo monitoram o espaço desde então

Então, no ano de 1977 em Ohio, EUA, o Dr. Jerry Ehman  que trabalhava no projeto, analisou os registros e verificou que a antena Big Ear que estava vasculhando a constelação de Sagitário, havia  detectado um sinal muito forte, se destacando ao ruído de fundo que assolava todas as medições anteriores. Surpreso, escreve ao lado “Wow!“. 

Acima, na imagem, é possível ver essa medição, onde os número mais baixos significam ruídos baixos, típico dos sinais convencionais. Entretanto, em um certo momento, a máquina registrou números maiores e até letras, 6EQUJ5, onde a letra U, simboliza um ruído trinta vezes mais forte que o normal.

 Após o evento, muitos tentaram registrar novos sinais ou tentaram explicar o que poderia ter ocorrido, mas nada semelhante foi registrado e nenhuma justificativa concreta foi apontada.

Uma nova tentativa

Estrela 2MASS 19281982-2640123 (Imagem: PanSTARRSDR1)

Em 2022, Alberto Caballeto, cientista que coordena o Projeto de caça a exoplanetas habitáveis, fez um novo estudo para tentar desvendar esse mistério, onde procurou estrelas semelhantes ao sol, onde seria mais possível ter vida e encontrou 66 estrelas e uma delas se destacou com o quão semelhante ao Sol em termos de temperatura, tamanho e brilho. Essa estrela é chamada de 2MASS 19281982-2640123 e está localizada a 1800 anos-luz da Terra.

Sendo assim, se realmente o sinal Wow veio dessa estrela, para ocorrer a verificação, levaríamos muito tempo, cerca de 1800 anos, pois teria q sair de lá e chegar até aqui.

E então, o mistério continua, mas que a partir disso, talvez, uma pequena esperança de existir vida em alguma outra galáxia possa existir.

3 – Mistérios do manuscrito Voynich

Em 1912 Wilfrid Voynich compra de um colégio jesuíta um manuscrito misterioso e intrigante.

Na época, afim de decifrar o item histórico, Voynich expões e incentiva especialistas a decodifica-lo, porém, sem sucesso. Com o passar do tempo, o artefato foi vendido para outro negociante e depois foi doado para a Biblioteca de Beineck, nos EUA.

O documento tem 234 páginas e está repleto de escritas e ilustrações coloridas.

Afim de facilitar o trabalho de decifra-lo, os pesquisadores dividiram o artefato em 6 partes:

1 – Botânica, pois demonstra várias plantas em seus desenhos;

Sessão botânica – Voynich_Manuscript

2 – Astronomia e astrologia, pois apresenta ilustrações da Lua, Sol e  símbolos do zodíaco;

Sessão de biologia – Voynich_Manuscript

3 – Biologia (no meu ver o mais estranho de todos) que mostra diversas mulheres nuas e possivelmente grávidas, envoltas e um líquido e conectadas por tubos;

4 – Cosmologia contendo, ideias a respeito da composição do universo;

5 – Farmácia, apresentando várias plantas, porém, com manuseio de frascos;

6 – Nessa última, não há desenhos, apenas textos aparentemente individuais.

Mesmo após essa divisão e depois de várias pessoas tentarem decifrar, ainda não entrado em acordo sobre o que estaria descrito nesses manuscritos.

Bibliografia:

Escrito em código: Conheça o enigmático manuscrito Voynich (uol.com.br)

Manuscrito Voynich – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Leia também:

Nos acompanhe nas redes sociais

facebook ocê curioso instagram ocê curioso

 

 

 

2 comentários em “3 Mistérios inexplicáveis até hoje”

  1. Pingback: Você sabia? As Árvores "Conversam" Entre Si -

  2. Pingback: Chuvas de diamantes? Chuvas estranhas em planetas diferentes -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *